Páginas

e-mail: funchalmarco@hotmail.com Marco Funchal

domingo, 6 de março de 2016

Hildegard Knef-Wenn das alles ist



Wenn das alles ist

Hildegard Knef



Als die Häuser brannten und die Flammen um sich schlugen, als die Erde Feuer fing, stand ich da, im Baumwollnachthemd, fröstelnd, frierend, ohne Angst. Und ich stand im Rot versunken, noch schlaftrunkend, und ich dachte: Wenn das alles ist...

Wenn das alles ist
wenn das alles ist
wenn das wirklich alles ist
dann lass uns leben
wie's eben so geht
solang es geht
wenn das alles ist

Als ich zwölf war, nahm man mich zum Zirkus; und ich sah Tiger durch die Reifen springen, Menschen, die an Seilen hingen, und den Mann im Clownstrikot. Und sie klatschten wie besessen, doch was dachte ich indessen? Wenn das alles ist...

Wenn das alles ist
wenn das alles ist
wenn das wirklich alles ist
dann lass uns leben
wie's eben so geht
solang es geht
wenn das alles ist

Und fünfzehn war ich, da traf ich Walter, am Fahrkartenschalter der Stadtbahnstation. Er hielt meine Hand, und wir liefen durch Straßen, unsere düsteren Straßen, vergaßen die Kälte, vergaßen den Hunger, und sein Mund streifte mein Haar.

Dann kam er abhanden, er verschwand ohne Wort. Sterben wollte ich auf der Stelle, sterben wollte ich, sofort. Doch eines Morgens, um sechs Uhr zehn, sah ich mich im Fensterglas meiner Stadtbahn stehen, und all die Verschlafenen um mich herum, und ich dachte, wenn das die Liebe war, wenn das die Liebe ist, wo gar nichts war, wo gar nichts ist, dann hab ich nichts vermisst. Wenn das alles ist...

Wenn das alles ist
wenn das alles ist
wenn das wirklich alles ist
dann lass uns leben

So dachte ich damals
so denk ich noch immer
und wende mich ab
von dem was verletzt
doch kommt es mal schlimmer
fällt er mir nicht ein,
er lässt mich allein,
er bleibt verschwunden,
für Wochen, für Stunden
er gilt als vermisst,
mein Satz:
Wenn das alles ist

Wenn das alles ist
wenn das alles ist
wenn das wirklich alles ist
dann lass uns leben
wie's eben so geht
solang es geht
wenn das alles ist
Se isso é tudo

Hildegard Knef



Quando as casas foram queimadas e as chamas eram em torno de quando a terra pegou fogo, eu estava ali, na camisola de algodão, tremendo, congelamento, sem medo. E eu estava de vermelho afundada, adormecida ainda dormindo, e eu pensei: Se isso é tudo ...

Se isso é tudo
se isso é tudo
se isso é realmente tudo
então deixem-nos viver
como vai ser tão
contanto que se trata
se isso é tudo

Quando eu tinha doze anos, eles me levaram ao circo; e eu vi Tiger saltar através dos aros, as pessoas que estavam pendurados em cordas, e o homem de camisa palhaço. E bateram como um louco, mas o que eu pensava, no entanto? Se isso é tudo ...

Se isso é tudo
se isso é tudo
se isso é realmente tudo
então deixem-nos viver
como vai ser tão
contanto que se trata
se isso é tudo

E eu tinha quinze anos quando conheci Walter, ao guichê da estação de trem. Ele segurou minha mão, e nós andamos pelas ruas, nossas ruas sombrias, esqueceu-se do frio, esquecer a fome, e sua boca escovou meu cabelo.

Em seguida, ele se perdeu, ele desapareceu sem uma palavra. Morrendo eu queria no local para morrer eu queria imediatamente. Mas uma manhã, às seis horas em cada dez, eu me vi no vidro da janela do meu posto ferroviário, e todo o sonolento em torno de mim, e eu pensei se era amor, se este é o amor, onde nada era onde nada é, então eu perdi nada. Se isso é tudo ...

Se isso é tudo
se isso é tudo
se isso é realmente tudo
então deixem-nos viver

Ou então eu pensei
então eu ainda acho
e se afastam
dos feridos que
mas chega vezes pior
ele não ocorre para mim,
ele me deixa em paz,
ele permanece desaparecido,
por semanas, por horas
ele é considerado falta,
minha frase:
Se isso é tudo

Se isso é tudo
se isso é tudo
se isso é realmente tudo
então deixem-nos viver
como vai ser tão
contanto que se trata
se isso é tudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário